HORÓSCOPO INDÍGENA BRASILEIRO

 

Os Quatro Elementos da Natureza


     Os elementos Água, Fogo, Terra e Ar acrescentam características próprias ao modo como cada um caminha na vida, que são as seguintes: 




     Água: Caracteriza na pessoa a emoção, o lado sentimental, a ternura, indicando, também,  sensibilidade, intuição e percepção quanto ao lado espiritual da vida. Possibilita o dom de descobrir e visualizar o lado oculto da natureza e das pessoas. O elemento água tem a tônica do conhecimento prático da vida.





     Ar: Este elemento caracteriza na pessoa o poder mental, a capacidade de argumentar e desenvolver pensamentos, a atividade do intelecto. Normalmente outorga o dom da sabedoria, as elocubrações em torno dos direitos humanos e da ética e facilita a busca de ideologias que visualizam um mundo melhor e mais feliz.




     Fogo: Caracteriza a liderança, o poder de mando, a capacidade de tomar decisões e dirigir os acontecimentos. Favorece temperamentos explosivos, humores instáveis, climas inflamados e de fortes tensões. Instiga na pessoa a vocação para a luta do dia a dia e a busca da vitória nos empreendimentos.




     Terra: Elemento que vocaciona a pessoa para o lado prático e comum da vida, visualizando o que é essencial para a felicidade. Caracteriza a busca do essencial para a sobrevivência e a visão materialista da existência. Favorece o crescimento profissional através da dedicação ao trabalho e aos planos que são estabelecidos como meta a alcançar.

Sobre os Elementos
    O Indianismo ensina que existem três qualidades de povos na terra: as solares, pessoas nascidas na casa astral sol, de janeiro a abril; as lunares, pessoas nascidas na casa astral lua, de maio a agosto; e as telúricas, pessoas nascidas na casa astral terra, de setembro a dezembro, e todas são movidas pelo elemento regente pessoal, que representa o seu modo de caminhar no mundo, e pela sua casa astral, que representa o seu modo de pensar a sua própria vida. Cada mês tem a sua força peculiar oriunda do seu elemento regente. O elemento regente pessoal combinado com o elemento regente dos meses fazem um tipo de combinação que determinam nosso comportamento. Devemos sempre procurar equilibrar os elementos em nossa vida. Ainda hoje é assim, umas pessoas são mais solares, outras mais lunares e outras mais telúricas. 
     Da maneira como o Horóscopo Indígena Brasileiro é elaborado, percebe-se que sempre há uma atenção especial à questão da Casa Astral como referência da cabeça ou modo de pensar e do Elemento Regente como modo de caminhar. Muitas são as pessoas que pensam excelentemente bem, todavia não são práticas na vida diária e não sabem se organizar ou seguir uma meta especificada. Outras há que não sabem pensar mas seguem com êxito e organização qualquer caminho. Da mesma forma, ao analisar as pessoas de cada um dos signos, devemos observar essa combinação de Casa Astral  e Elemento Regente do signo. Se uma pessoa nasce no dia 10 de janeiro devemos observar que ela é de Casa Astral Sol, Elemento Regente fogo e de Elemento do Dia água.

     Outra questão importante no Horóscopo Indígena Brasileiro é que devemos nos completar em termos de elementos para não ficarmos nem muito água, nem muito fogo, nem muito ar e nem execessivamente terra, pois é este o ponto principal do nosso próprio equilíbrio físico e emocional. É preciso, as vezes, combinar moradia, negócios, relacionamentos, etc.